ANO | ALTERAÇÕES INTRODUZIDAS | FOTO |
1946 | Logo após o fim da segunda guerra mundial, a Willys Overland lança nos EUA um novo veículo para a família chamado de Station Wagon. O Station wagon foi a primeira caminhonete com carroceria fabricado totalmente em aço. A frente do Station Wagon lembrava o Jeep Militar com design da carroceria feito por Brooks Stevens. O motor e projeto mecânico ficaram sob a responsabilidade do engenheiro Delmar Roos que já havia trabalhado no projeto do Jeep militar em 1941. | |
1948 | Caminhonetes Willys são importadas e já circulam no Brasil | |
1949 | A tração 4x4 passa a ser oferecido no Jeep Station Wagon nos EUA | |
1951 | Importação de caminhonetes "Jeep Station Wagon" fabricados nos EUA. Frente "bicuda" com paralamas abertos. Alguns exemplares continuam rodando no Brasil até hoje. | |
1952 | É fundado a Willys Overland do Brasil. A Willys continua importando veículos fabricados nos EUA. Modelos com motor 4 e 6 cilindros derivados do motor do Jeep. | |
1954 | Inicio da linha de montagem do Jeep em São Bernardo do Campo/SP. | |
1958 | Inauguração da nova fábrica de motores da Willys overland em 07/03/1958 com a presença do presidente Juscelino Kubitschek. Inicio da produção da Rural Willys no Brasil no final de 1958 com motor 6 cilindros e a frente igual o modelo norte americano. Oferecido em combinação de duas cores "saia-e-blusa" verde/branco, azul/branco, e vermelho/branco. | |
1959 | Último ano de fabricação com a frente "americana". | |
1960 | Novo design da carroceria pelo designer americano chamado Brooks Stevens. Introdução de novos paralamas dianteiros e nova frente que seria mantido até o final da produção. Introdução de vidros inteiriços na frente a na traseira substituindo os vidros bi-partidos. Novas sinaleiras traseiras. Assim a "Rural Jeep" ganha o novo "design" exclusivo do modelo 100% Brasileiro. Lançamento do Pick-Up Jeep. Lançamento da Rural com tração 4x2. | |
1961 | ||
1962 | Novas calotas. Novo espelho retrovisor interno. | |
1963 | Novo vedador/retentor traseiro no eixo virabrequim do motor (a partir de 08/1963). | |
1964 | "Novo estofamento, suspensão mais macia, novas cores". O sistema elétrico, dinamo, motor de partida e bateria passam de 6 volts para 12 Volts. Ventilador e desembaçador opcional. Novo distribuidor Bosch tambem montado no lugar do distribuidor Wapsa (Auto-Lite/Walita). | |
1965 | Introdução da suspensão dianteira independente com molas helicoidais (igual o Aero Willys) no novo modelo 4x2 "Luxo". Nova caixa de 3 marchas sincronizadas com a primeira marcha sincronizada em todas as caixas onde "você não precisa mais parar para engatá-la". Nova caixa de 4 marchas na Pick Up. Novos tambores de freios externos aos cubos, de fácil remoção para manutenção nos freios. Novo estofamento "ventilado" em plástico e jérsei. Nova grade dianteira em aluminio anodizado. Novas cores. Alavanca de cambio na direção agora também no modelo 4x4 e alavanca "monocomando" para acionar a tração 4x4 e reduzida. Parachoque dianteiro perde as "garras cromadas". Nova válvula de escapamento no motor com cabeça 1/8" maior. Nova tampa removível na carcaça da embreagem para inspeção e troca da embreagem. Trava do capuz do motor reforçado. Inclusão de acendedor de cigaros. Eliminados os tubos de ventilação. Ventoinha elétrica opcional no compartimentos dos passageiros do modelo Luxo e 4x4. Luz indicadora opcional para indicar tração 4x4 ligado. Lançada pedra fundamental da nova fábrica em Jaboatão/PE. | |
1966 | "Carburador calibrado para economizar mais 20% de gasolina". O Pick-Up Jeep é eleito Carro do Ano pela revista Mecânica Popular. O dinamo é substituido pelo alternador que pesa metado do dinamo e permite "carregar a bateria mesmo em marcha lenta". Eixo comando de válvulas passa a ter 4 buchas de apoio. Novas buchas nos jumelos dianteiros e traseiros. Nova fabrica Willys em Jaboatão no Pernambuco é inaugurado em 14 de Julho de 1966 e passa a fabricar Rural e Jipe "Chapeu de Couro" | |
1967 | Novas calotas com 12 rebaixos estampados e circulo central no modelo 4x2. Novo painel de instrumentos agora em frente ao motorista. Trava de direçao original na coluna de direção. Novo estofamento. Novos pedais relocalizados e com novo formato "quadrado". Novas maçanetas. 4 marchas e volante estilo "Aero Willys" disponivel na Rural 4x2 Luxo. A Pick-Up Jeep recebe suspensão dianteira independente opcional (4x2) e cambio 4 marchas como opcional. Introdução do motor Willys 2600 com dois carburadores e motor Willys 3000 com carburador de corpo duplo. Novo tapete do assoalho dianteiro. Os semi eixos traseiros passam a ser inteiriços sem chaveta e porca nas pontas e sem pinos graxeiros dos rolamentos de ponta de eixo. | |
1968 | Motor "Willys 3000" é oferecido como opcional na Pick-Up Willys. Willys Overland do Brasil é adquirido pela Ford. A Rural ganha o inconfundível espelho retrovisor externo cromado na porta do motorista. | |
1969 | Em 1969 a Ford anunciava 406 inovações em toda a linha de carros da Willys. O eixo traseiro passou a usar tubo de maior diâmetro popularmente chamado de "canela grossa". Manual do proprietário passa a ser impresso com a marca Ford. Fabrica passa a se chamar Ford-Willys do Brasil S/A. Novos coxins de borracha mais reforçados nos suportes dianteiros do motor. Diferencial autoblocante opcional. | |
1970 | É oferecido 3o banco opcional para até 8 pessoas. A frente do capô perde o emblema cromado "W". Ford lança "Serie Luxo" com motor 3000 e novos detalhes de acabamento e pneus mais largos (leia mais). Pick-Up passa a se chamar F-75 e tem motores 2600 e 3000 como opcional. Suspensão traseira é reforçada com aumenta da largura das laminas do feixe de molas de 45mm (1-3/4") para 57mm (2-1/4"). Nova cor "branco alasca" no forro do teto. Novo lavador do parabrisa acionado por bomba de botão em baixo do painel. | |
1971 | Letras "F O R D" fixados na tampa traseira. Tampa traseira da Pich Up tem "FORD" estampado na lata. | |
1972 | Nome passa a ser Ford Rural. Último ano de produção da Rural 4x2 Luxo com suspensão independente na frente. | |
1973 | ||
1974 | ||
1975 | Introdução do novo motor Ford 4 cilindros OHC 2300 acoplado a um cambio de 4 marchas com relações mais reduzidas. Motor de concepção moderna com correia dentada e eixo do comando de válvulas no cabeçote. Neste ano foram fabricados Rural com o velho motor Willys 6 cilindros BF-161 e tambem com o novo motor Ford OHC 2.300. Com o novo motor 4 cilindros a Rural passa a ser montado exclusivamente com o novo cambio de 4 marchas. Relação do diferencial 4.89:1 permanece o mesmo. | |
1976 | Novo carburador DFV 228-121 de corpo simples e fluxo vertical descendente no motor OHC 2300 proporcionando mais torque e economia de combustivel. | |
1977 | Último ano de fabricação da caminhonete Ford Rural. A Pick-Up continuaria a ser fabricado. | |
1978 | F-75 continua sendo fabricado | |
1979 | F-75 continua sendo fabricado | |
1980 | F-75 continua sendo fabricado. Opção de motor a alcool. | |
1981 | Oferecido motor Ford OHC 4 cilindros a Alcool e freios "Duo-Servo" na Pick Up F-75. | |
1982 | Último ano de fabricação da Pick-Up Ford F-75 | |
1999 | Surge o site Rural Willys Brasil em Maio de 1999. |
* Por volta de 1972 a linha de produção da Rural mudou de fábrica em SP.
* Na decada de 60 a carroceria da Rural recebia um tratamento emborrachado nas partes internas por baixo da pintura final.
* O fim da produção da Rural coincidiu com o periodo de lançamento de varias novas "caminhonetes" modernas e econômicas como a Ford Belina e o Opala Caravan que foram um sucesso de vendas. A Rural se tornou um veículo obsoleto e oneroso diante das novas caminhonetes que usavam motor 4 cilindros e plataforma de carro de passeio.
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