quarta-feira, 11 de abril de 2012

Clonagem eucalipto

A Clonagem a seu Alcance
          A palavra clone deriva do grego “klon”, que significa broto e pressupõe, portanto, a existência de um indivíduo gerado a partir de células, que resulta na obtenção de cópias idênticas de um mesmo ser vivo, derivando uma clonagem. A clonagem pode ser natural ou induzida artificialmente.
          Ela e´ natural em todos os seres originados a partir de reprodução assexuada, na qual não há a participação de células sexuais (gametas), como e´o caso das gramas dos jardins ou do morangueiro, cujos nós dos ramos laterais rentes à terra formam raízes gerando plantas independentes. Assim, ao fazerem mudas de plantas, os agricultores e jardineiros estão produzindo clones.
          A clonagem induzida artificialmente exuma técnica da engenharia genética aplicada em vegetais e animais. Nesse caso, a reprodução e´também assexuada, mas produzida em laboratório, baseada em um único patrimônio genético. A partir de uma célula mãe ocorre a produção de uma ou mais células que são os clones.
          Essa técnica e´extremamente importante para produzir árvores como Eucalipto, matéria prima para a fabricação do papel.
          A clonagem do Eucalipto  inicia - se no campo, onde e´realizada a seleção das melhores árvores, as quais serão cortadas.
          A touça vai brotar, e será feita a coleta destes  brotos que serão levados para o laboratório de micro propagação, onde iniciará o seguinte processo:
          Faz-se a limpeza, cortam-se as folhas (ficam em forma de Y), faz-se assepsia e inocula em meio de cultura sem hormônio;
          A cada 21 dias o material e´ transferido para novo vidro com solução nutritiva adequada, composta de sais minerais, hormônios, vitaminas e gelatina ágar-ágar;
Então, e´ feito o plantio do material no micro jardim clonal em calhetão ,e faz a poda em  seguida.
Após 15 dias, já pode coletar o material na forma de micro estacas, que e´ plantado em tubetes (com substratos) e levado novamente para a casa de vegetação, onde fica por 20 dias.
Após este período vai para a casa de sombra, onde fica por 10 dias, e com 60 a 90 dias a muda está apta para o plantio no campo.
          Em média a matéria e´ multiplicada por cerca de 6 a 12 meses, quando passa para a fase de alongamento de brotos.
Então estes são colhidos e enviados para o viveiro de pesquisa, onde o broto micropropagado e´ colocado na casa de vegetação para enraizamento e permanece na mesma por 20 dias. Em seguida e´ levado para a casa de sombra onde permanece por mais 20 dias.
                Todo este processo de clonagem de Eucalipto, poderá ser apresentado para os alunos através de uma maquete, confeccionada por eles próprios, utilizando EVA e isopor, como segue a foto abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário